O que são Soft Skills?
As soft skills (Habilidades sociais) são como trabalhar e interagir com os outros. As habilidades sociais que geralmente são observadas incluem comunicação, cooperação em equipe e outras habilidades interpessoais. Os empregadores estão procurando candidatos com habilidades sociais, porque essas habilidades são difíceis de ensinar e são importantes para o sucesso. As habilidades sociais são diferentes das hard skills (habilidades duras) da tecnologia e do trabalho específico.
Exemplo de Soft Skills:
As soft skills incluem traços de personalidade inatos e habilidades que podem ser aprendidas. Amplos tipos de habilidades sociais incluem comunicação, resolução de problemas, criatividade, adaptabilidade e ética de trabalho:
Comunicação
Habilidades de comunicação eficazes serão úteis através do processo de entrevista e em sua carreira em geral. A capacidade de se comunicar bem envolve saber como você deve falar com os outros em diferentes situações ou configurações.
Por exemplo, ao trabalhar em um projeto, talvez seja necessário se comunicar quando acredita que uma ideia ou processo é ineficaz. Encontrar uma maneira de discordar com tato e habilidade dos outros em uma equipe sem criar conflitos é uma habilidade importante que os empregadores valorizam.
Resolução de problemas
Os empregadores valorizam muito as pessoas que podem resolver problemas de forma rápida e eficaz. Isso pode envolver a chamada de conhecimento do setor para corrigir um problema imediatamente à medida que ele ocorre, ou tomar tempo para pesquisar e consultar colegas para encontrar uma solução escalável e de longo prazo.
Criatividade
A criatividade é uma habilidade ampla que incorpora muitos conjuntos de habilidades diferentes, incluindo outras habilidades sociais e habilidades técnicas. Funcionários com criatividade podem encontrar novas maneiras de executar tarefas, melhorar processos ou até mesmo desenvolver novos e excitantes caminhos para o negócio explorar. A criatividade pode ser usada em qualquer função em qualquer nível.
Adaptabilidade
Com que facilidade você se adapta à mudança? Se você está trabalhando em um campo impulsionado pela tecnologia ou em uma startup, a adaptabilidade é especialmente importante. Mudanças nos processos, ferramentas e/ou nos clientes com quem você trabalha podem acontecer rapidamente. Os funcionários que são capazes de se adaptar a novas situações e formas de trabalho são valiosos em muitos empregos e indústrias.
Destacando suas soft skills
Mostrar suas habilidades sociais pode ser útil ao procurar e se candidatar a empregos, em uma entrevista ou em seu trabalho diário. Se você está procurando trabalho, você pode destacar suas habilidades sociais em seu currículo e em sua carta de apresentação.